Arquitetura é uma palavra que tem origem na junção de dois termos gregos, onde originalmente tínhamos arkhé, que pode ser traduzido como “principal” ou “primeiro”, e tínhamos tékhton que pode ser entendido como “construção”. Hoje, a palavra arquitetura designa a técnica ou a arte de criar projetos de construção que servirão de base para a concretização de um edifício ou de qualquer tipo de ambiente que envolva alguma edificação, como uma simples casa até um grandioso arranha-céu.

A arquitetura englobará, portanto, toda uma gama de conhecimentos, que envolvem desenho, matemática, arte, urbanismo, história, engenharia, entre outros e que permitirão ao arquiteto conceber de forma criativa espaços a serem construídos de maneira organizada a fim de atender a algum tipo de interesse humano. E essa criação pode ser algo mais funcional, que vise simplesmente atender a alguma necessidade especifica ou pode ser algo bastante criativo e artístico, que transcende a mera funcionalidade podendo ser comparada a uma obra de arte: um prédio deslumbrante, esplendoroso, uma visão espetacular.

Uma outra característica importante da arquitetura é que além de poder ser algo mais funcional e objetivo ou algo conceitual e de pretensões estéticas, a arquitetura apresenta características bastante diversas conforme o local e a época em que é desenvolvida. A arquitetura da cidade de Brasília, por exemplo, apresenta características bastante peculiares que refletem o espirito e as motivações da época em que foi construída; a arquitetura da renascença é bastante diferente da arquitetura do período gótico; cidades como São Paulo, Nova Iorque e Dubai possuem estilos arquitetônicos bem diferentes que representam a sua cultura, sua riqueza e as suas características histórico-sociais.

A arquitetura pode então ser tanto a atividade desenvolvida pelo arquiteto, como a resultado do seu trabalho. Pode ser ao mesmo tempo o conjunto de edificações de uma cidade, região, pais e etc. como o conjunto de estilos de construções de uma época ou de determinado movimento artístico-arquitetônico.

Fonte: Significados BR